domingo, 18 de julho de 2010

Tecnologia na Escola


A tecnologia nunca esteve tão presente na vida das pessoas como nos dias de hoje. Alguém pode imaginar o mundo sem tecnologia? O mundo já não vive mais sem essa ferramenta que vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Em qualquer lugar que se vá, ela está presente, e em tudo que se faça, ela também está. Seja em algo simples como cozinhar, usando objetos tecnológicos como um liquidificador, uma colher, uma panela ou mandar um e-mail para alguém que está distante.
 A vida das pessoas já não é como há alguns anos atrás, e não digo muitos anos, pois até pouco tempo, poderíamos viver perfeitamente sem ter um e-mail. Mas as coisas mudaram, e a tecnologia passou a ser algo fundamental na vida do ser humano, e não está sendo diferente na educação, que vem passando por mudanças importantes e significativas.
A tecnologia é algo que vem sendo discutido na área educacional, e precisa-se urgente de pessoas capacitadas para essa tarefa tão importante. As crianças estão tendo acesso a computadores cada vez mais cedo, e as escolas devem estar atentas para que possam instruir essas crianças para o bom uso do computador. Os professores mais antigos, principalmente de escolas públicas, muitas vezes não sabem manusear um computador, e acabam perdendo a oportunidade de proporcionar uma aula dinâmica e construtiva para os seus alunos.
 As escolas já estão equipadas com laboratórios de informática, salas de aulas com televisores, DVDs, Data Show e tantos outros recursos que podem ajudar e facilitar o ensino trazendo mais prazer e interesses em aprender para os alunos. Mas, a falta de profissionais capacitados para o uso desses instrumentos dificulta a inclusão digital nas escolas.
 O que está faltando para que aconteça essa mudança?
O que falta é formação para esses professores, para os que estão sendo formados e para aqueles que já estão exercendo a profissão, pois, a formação é continua e esses profissionais precisam de apoio para acompanhar o desenvolvimento e evolução dos meios educativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário